Renato Conde é mentor de alunos do último ano da Manipal Academy Dubai.

Renato Conde é mentor de alunos do último ano da Manipal Academy Dubai.

Renato Conde, Diretor da Conde Urban Design, participa este ano do programa de mentoria da Manipal Academy of Higher Education – MAHE Dubai. É uma oportunidade única de contribuir com a formação de jovens profissionais prestes a entrar no mercado de Arquitetura e Design Urbano.

O convite foi feito pela Professora Associada da Escola de Design e Arquitetura, Dra. Bhakti More, que coordena o curso. Renato teve colaborações anteriores, em bancas de exames e palestras para os estudantes da instituição, mas esta é a primeira vez trabalhando com equipes de alunos durante o ano letivo.

Aprendizado real

Os estudantes da equipe sob mentoria escolheram como tema o mercado, tipologia cujo uso e as tendências de design que vem passando por rápida adaptação às novas preocupações originadas pela atual pandemia de Covid-19. Dentro do programa de atividades, a seleção de potenciais áreas de intervenção incluiu mercados no Oriente Médio e Índia.

Sassoon Docks, Cuffe Parade, em Mumbai, foi o mercado escolhido. Sassoon Docks é uma das docas mais antigas de Mumbai. Foi a primeira doca molhada construída em 1875 em Bombaim, e é uma das poucas docas da cidade abertas ao público. Ela está situada no porto de Mumbai na área de Colaba ao sul de Mumbai. É um dos maiores mercados de peixes da cidade de Mumbai, e que sempre apresentou problemas de higiene e segurança.

“Foi com grande prazer que aceitamos o convite da MAHE para mentoria dessa equipe. Nada pode ser mais gratificante que trabalhar um tema tão relevante nos tempos atuais com esses jovens futuros profissionais”.

– Renato Conde.

As consultorias são feitas, é claro, de forma remota. Os estudantes agora trabalham para desenvolver uma proposta de intervenção que resolva os problemas de funcionamento do mercado de peixes, bem como conectar visitantes, trabalhadores, produtos e atrações culturais da área.