Clube Caixeiros Viajantes
Porto Alegre, Brasil
Clube Caixeiros Viajantes
Porto Alegre, Brasil
Clube Caixeiros Viajantes
Porto Alegre, Brasil

CLIENTE
Clube Caixeiros Viajantes
PROGRAMA
Clube, Residencial
TAMANHO
Terreno 9.800 m², Construção 15.600 m²
ESPECIALIDADES
Design Urbano, Paisagismo

COLABORAÇÃO
LW Design

COMPARTILHE

Uma nova visão, um novo clube.

O Novo Clube Caixeiros é um projeto arrojado que demonstra a visão para a qualidade das instalações oferecidas para seus sócios. Esse esforço garantirá um ambiente de alta-qualidade para as atividades sociais e esportivas, enquanto reforça a imagem da instituição para a vizinhança e para Porto Alegre, e a projetam para o futuro.

A implantação do programa explora o potencial de aproveitamento e a sinergia entre usos. O partido proporciona ao Clube a melhor condição – acesso, funcionamento e segurança, ao mesmo tempo garantindo que a relação com o uso residencial seja de complementaridade.

Partido arquitetônico – unidade

O conceito para o Clube Caixeiros foi criar uma identidade forte para o complexo, baseada em sua longa história e localização na cidade. A solidez da volumetria escolhida reflete nossa visão de um clube que pretende aumentar sua presença na memória do Porto-alegrense, partindo de sua tradição, mas voltado para uma visão de futuro.

Para reforçar este conceito, nossa equipe escolheu uma estratégia de implantação que proporcionasse unidade volumétrica a partir da divisão do programa original.

Assim, materiais sólidos foram utilizados para a base do complexo, de modo a controlar a permeabilidade e estabelecer uma interface apropriada com o entorno imediato, nem muito aberta de modo a manter privacidade e segurança, nem muito fechada, mantendo assim uma certa conexão com a sua vizinhança.

Desta base, as torres residenciais surgem como um conjunto esbelto, dialogando entre si e com o entorno, pano de fundo para o Clube Caixeiros. Suas fachadas possuem vãos generosos que maximizam vistas ao longe, enquanto terraços e brises proporcionam controle de insolação e ventos.

Os edifícios são projetados, portanto, com fachadas distintas para o embasamento e para as torres. Essa sintonia de na composição volumétrica mantém o conjunto unido, apesar da divisão clara entre os usos.

Fachada
Corte

Clube Caixeiros Viajantes – um lugar memorável

Entre as características mais distintivas do edifício estão os grandes vão abertos que cortam o volume em lugares estrategicamente escolhidos. Contendo escadarias generosas, facilitam a circulação dos sócios pelo complexo.

Esses espaços facilitam as vistas através do edifício para os espaços abertos, internos ou adjacentes. Em dias mais quentes, eles também ajudam a resfriar os espaços por meio da ventilação cruzada natural, pois a maneira como o vento é guiado pelo edifício para resfriar o interior também é articulada no projeto.

Os espaços ao ar livre ao redor do Clube são organizados em relação às vistas a partir dos terraços e áreas comuns e de circulação internas. Aberturas devidamente calculadas em termos de permeabilidade de luz e transparência permitem desfrutar das vistas para as piscinas em ambas os cenários.

No interior, o edifício contém instalações de convívio, cultura, lazer e bem-estar, além de prática esportiva. Inclui também restaurantes. As fachadas envidraçadas desses ambientes, além das varandas integradas, servem como pontos de vista e fornecem sombreamento às áreas envidraçadas abaixo.

Piscinas
Piscinas