Rio Business Center
Rio de Janeiro, Brasil
Rio Business Center
Rio de Janeiro, Brasil
Rio Business Center
Rio de Janeiro, Brasil

CLIENTE
WTORRE
PROGRAMA
Escritórios, Lojas, Hotelaria, Gastronomia
ÁREA
Terreno 10,9 ha, Cosntrução 314.000 m²
ESPECIALIDADES
Design Urbano, Paisagismo

COLABORAÇÃO
Woods Bagot Dubai, Edo Rocha

COMPARTILHE

O Projeto

O Rio Business Center oferece uma oportunidade única de criar um local vibrante dentro da cidade, um excelente ambiente de trabalho apoiado por uma mistura de usos. O masterplan desenvolvido pela CONDE Urban Design explorou um contexto urbano, paisagístico, ambiental, económico e imobiliário de grande escala.

Como uma extensão do existente Terminal do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, o projeto deste parque empresarial tratou da interface do local com o existente Rio CBD, o aeroporto e o edifício do terminal tombado como patrimônio e os jardins ao redor do local.

Objetivos do projeto

A oportunidade era criar um novo padrão de desenvolvimento de projetos desse porte e, para isso, a visão do Rio Business Center precisava abranger cinco objetivos:
– Um precinto único em qualidade e sentido de lugar
– Uma área flexível de uso misto 24 horas por dia, 7 dias por semana
– Uma área conectada e acessível
– Um distrito que abraça a excelência do design e a sustentabilidade
– Um bairro que se integra à cidade do Rio de Janeiro
 
 
Qualidade e sentido de lugar

Nossa visão para esse centro empresarial é que ele seja o principal distrito comercial do Rio e um destino para turistas e moradores do da capital. O distrito deve ser referência do Rio em ambiente de trabalho e símbolo de comércio, lazer e combinação cultural. Os espaços abertos devem funcionar como “cola” dentro dos usos e fornecer locais de encontro para uma variedade de propósitos para servir as diversas necessidades comunitárias e comerciais.

Uso misto flexível

A diversidade é a chave para o apelo do Rio Business Center como lugar. A coexistência de diferentes atividades é uma característica das cidades globais mais vibrantes da atualidade. Uma comunidade de uso misto bem projetada que complemente a atividade aeroportuária atrairá trabalhadores, varejistas, visitantes regionais e turistas.

Esta comunidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantirá a estabilidade económica do desenvolvimento ao longo do tempo. O plano do Rio Business Center deverá promover uma combinação integrada de usos comerciais, hoteleiros, culturais e recreativos em sintonia com a infraestrutura do Rio.

Conectividade

O Rio Business Center será uma oportunidade para o tecido da cidade encontrar uma terminação mais adequado naquela periferia do centro da cidade. O empreendimento também é uma extensão do aeroporto e, portanto, há a oportunidade para o aeroporto envolver a cidade. O plano diretor conceitual deve incluir interações viáveis ​​com o traçado viário da cidade e o sistema de transporte.

Excelência em Design e Sustentabilidade

A excelência em Urbanismo e Design fará parte da vantagem competitiva do Rio Business Center. O desenvolvimento deve aspirar à mais alta qualidade possível de planejamento urbano, projeto arquitetônico e ambiental.

Masterplan do Rio Business Center.
Masterplan do Rio Business Center.
Diagrama de programa funcional.
Diagrama de programa funcional.

Masterplan

O masterplan cria um novo micro-centro vibrante para o Rio através da integração perfeita dos novos componentes de desenvolvimento propostos – escritórios, lojas, hotel, convenções e restaurantes – com o terminal e hangar do aeroporto existente. O Rio Business Center pretende ser um local de trabalho de última geração e um destino turístico. Na configuração proposta, as atividades existentes no entorno são convidadas a participar do empreendimento.

Em seu centro há uma longa faixa comercial para pedestres que percorre toda a extensão do local, desde a entrada sul até um mirante para a Baía de Guanabara, no norte, cuja extensão é repleta de lojas de alimentos e bebidas e lojas de varejo. Esse espaço público aberto é organizado para unir os usos e os edifícios são dispostos em torno dele para ampliar a escala humana que estabelecem no local. A escala é dividida por paisagem para criar uma variedade de locais para negócios, entretenimento e compras.

O ambiente fechado do shopping oferece oportunidades de compras durante todo o ano e um complemento de serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, para o terminal do aeroporto. Ao mesmo tempo, os edifícios de escritórios e o hotel estão ligados à estrutura do plano, alinhados, mas com passagens entre eles para que o seu impacto de escala seja reduzido sem perda de conectividade e conveniência.

Todo o empreendimento está concebido como um confortável ambiente para pedestres com parque de estacionamento subterrâneo e cais náutico.

Business Hotel.
Business Hotel.
Conference Center.
Conference Center.