CLIENTE
Comune di Roma
PROGRAMA
Residencial, Comercial, Varejo, Espaços abertos
ÁREA
Terreno 51.000 m², Construção 86.400 m²
ESPECIALIDADES
Design Urbano
COLABORAÇÃO
Archest, OSA, GU, Perkins&Will Londres
COMPARTILHE
Um projeto residencial que se integra ao contexto e contribui para regeneração em Roma.
O conceito para uma nova área residencial surge da leitura do tecido urbano do bairro Flaminio, onde coexistem quarteirões residenciais do início do século XX. A proposta foi de segmentos residenciais independentes, separados por caminhos compartilhados que desembocam em locais “íntimos” com foco em atividades comunitárias.
O programa direcionou-se para a multifuncionalidade e para diferentes setores, e o projeto considerou cuidadosamente o faseamento, permitindo a máxima flexibilidade para diferentes soluções, adaptáveis às mudanças nas condições do mercado.
Forma urbana define qualidade dos espaços abertos
O espaço público é a espinha dorsal da proposta que define novas conexões entre lugares próximos, mas agora separados, incluindo: MAXXI, Piazza Mancini, Piazza Melozzo da Forlì e Pierin del Vaga. A remoção do antigo estabelecimento militar dá origem à oportunidade de introduzir na área condições de porosidade e permeabilidade, penetração e acessibilidade úteis para gerar o efeito de cidade desejado.
Os espaços abertos são divididos em uma ampla gama de locais públicos, privados, adjacentes, semipúblicos ou semiprivados. Isso permite orientação, movimento e uso. O partido é caracterizado por um piso contínuo, livre de obstáculos, adequado aos usos intensos de um espaço coletivo metropolitano.
As árvores, dispostas segundo um padrão regular e constante, vão se desbastando em correspondência com locais preferíveis ao sol e livres para atividades de grande frequência. Em correspondência com as clareiras, o subsolo abriga cisternas para coleta de águas pluviais.
Devidamente configurados, são espaços habitáveis, acolhedores e confortáveis em todos os lugares. A Piazza della Scienza, em particular, oferece-se como um espaço público único para Roma: uma praça densamente arborizada, típica de muitas cidades europeias, mas ausente aqui. Combina as características de um espaço urbano robusto e seguro com a poderosa introdução de vegetação, sob a forma de uma extensa, hospitaleira e fresca copa de folhagem leve.
Os espaços privados menores são, em vez disso, jardins suspensos entre as casas, como é típico de muitos jardins romanos. Aqui a vegetação é mais variada e preciosa, aproveitando as condições de gestão típicas de um jardim privado e o microclima mais favorável, produzido pela blindagem dos edifícios.
CONTEÚDO RELACIONADO