CLIENTE
ALDAR
PROGRAMA
Residencial, A&B, Espaços abertos
ÁREA
Terreno 45.050 m², Construção 4127.600 m²
ESPECIALIDADES
Design Urbano
COLABORAÇÃO
LW Design
COMPARTILHE
Planejando uma comunidade de uso misto no coração do Distrito Cultural da Ilha de Saadiyat
Saadiyat Grove é um destino de uso misto em implementação, oferecendo um lugar dinâmico para viver, visitar e explorar. Rodeado por três museus icônicos, o Grove é um dos bairros de arte e cultura mais importantes da região.
A CONDE Urban Design foi contratada pela LW Design para apoiar o planejamento da implantação do programa e o projeto paisagístico conceitual para cinco terrenos voltados para a costa do Museu Guggenheim. A sua influência definiu algumas das diretrizes de design do local, como volumes oblíquos, formas aleatórias, assimétricas e esculturais para edifícios e espaços abertos.
Diretrizes de design definindo o ambiente urbano
Os valores centrais do projeto aplicados foram princípios residenciais baseados na forma que combinariam o programa de cada torre com seu entorno imediato e com todo o bairro, um distrito comercial e cultural.
As estratégias de desenho urbano aplicadas incluíram fachadas abertas para as vistas, varandas que expressam o contexto único, mas também uma orientação eficiente do edifício. Visava também a integração, valorizando os princípios de concepção do masterplan, plena coordenação com as restrições do terreno, agregando valor ao entorno contextual.
As estratégias paisagísticas definidas, incluindo a estratégia de varejo, visando escalas atrativas e proporções de massa, e o uso respeitoso de marcos contextuais, harmonizaram a linguagem do desenho paisagístico em todas as zonas. A Paisagem foi posteriormente validada e aprimorada pelo consultor paisagista-mestre do empreendimento.
Desenvolvendo o programa de implantação de um terreno
Seguindo o trabalho em todo o projeto, o CONDE Urban Design assumiu o planejamento do edifício do Lote 5, cujo programa incluía uma variedade de tamanhos de unidades, a&b no térreo e uma mesquita no nível da praia.
A disposição volumétrica resultante foi fortemente influenciada pelo contexto e a estratégia utilizada envolveu desde o início uma arquitetura que priorizou vistas e varandas, recorrendo à utilização de terraços que se abrem tanto para a paisagem como para o mar.
Além de permitir as melhores vistas do local, o layout em forma de U do bloco criou um pátio natural no centro, onde está localizado um jardim privado e acesso à área da Mesquita.
CONTEÚDO RELACIONADO