Belgrade Waterfront Art Gallery
Belgrade, Sérvia
Belgrade Waterfront Art Gallery
Belgrade, Sérvia
Belgrade Waterfront Art Gallery
Belgrado, Sérvia
Belgrade Waterfront Art Gallery
Belgrado, Sérvia

CLIENTE
Eagle Hills
PROGRAMA
Cultural, Comercial
ÁREA
Terreno 2.000 m²
ESPECIALIDADES
Paisagismo

COLABORAÇÃO
Place Dynamix Dubai

COMPARTILHE

Belgrade Waterfront Art Gallery é uma galeria de arte a céu aberto que faz parte da renovação do Geozavod – um edifício listado como patrimônio-histórico, na margem direita do rio Sava, em Belgrado, Sérvia.

O edifício é o centro de lançamento e vendas do iminente e altamente prestigiado projeto Belgrade Waterfront, que incluirá blocos de escritórios e apartamentos de luxo, oito hotéis, um shopping center e uma torre alta.

A CONDE Urban Design foi convidada para projetar e acompanhar a construção da paisagem para áreas externas, incluindo calçadas, em colaboração com a Place Dynamix Dubai.

O projeto envolveu a remodelação da paisagem urbana imediatamente exterior ao edifício Geozavod, bem como do seu pátio, potenciando a renovação do edifício. O partido visou foi proporcionar uma área externa confortável para extensão das atividades do centro de vendas, proporcionando ao mesmo tempo uma experiência agradável aos visitantes de dentro ou de fora do edifício.

DOMÍNIO PÚBLICO

À chegada, foi desenhado um jardim de entrada com estilo e forma de árvores ditados pelas características arquitectónicas existentes e proposta sinalização para as paredes de entrada. A intervenção no domínio público foi revestida com sofisticados vasos de granito preto, nos quais teixo europeu cortado sob medida (Taxus baccata) foi plantado com um sutil sub-bosque de plantas perenes formando um tapete. Bancos complementares e lixeiras complementam ainda mais a paisagem urbana. No desembarque da entrada, um clássico pedestal elevado de granito forrado com sebe de Buxus sempervirens (caixa) e intercalado com Lavanda proporciona uma chegada elegante ao centro de vendas.

A escolha para as árvores das calçadas foi feito com base nas condições climáticas e de localização. Buxus sempervirens foi a espécie proposta com copa bem aparada de 1m de diâmetro e caule de 1,5, pois essas proporções permitem espaço suficiente para pedestres caminharem ao longo da calçada. A intervenção no pavimento foi uma renovação total, substituindo o pavimento pedonal por pavimentos em granito de elevada qualidade, lancis e calçadas.

O PÁTIO

No pátio, a proposta foi introduzir árvores Carpinus ‘Fran’s Fonteine’ (em formato colunar) para ficarem em floreiras móveis encostadas na parede em intervalos para permitir obras de arte ou áreas de estar informais. Algumas áreas precisavam ser niveladas e por isso o projeto incluiu lajes e cascalho para cobrir a área no curto-prazo.

Os espaços das paredes foram decorados com painéis de vedação venezianos, feitos sob medida, montados na parede para ajudar a reduzir sua escala e auxiliar na suspensão de esculturas na parede ou para pendurar plantas em cascata, se necessário. A intenção foi fornecer uma tela temporária, já que os edifícios circundantes estavam planejados para serem demolidos.