Uma sala de estar urbana criada para proporcionar conexão com a natureza.
O Park HI é um pocket park, um espaço urbano criado para proporcionar uma área pública que serve de ligação entre duas torres residenciais e entre elas e seu entorno, estratégia que traz benefício mútuo com a cidade de Campo Grande.
É um espaço detalhado e tátil que estimula os sentidos. Composto por um conjunto de espaços exteriores com um ambiente tranquilo e à escala humana, este pocket parkoferece um ambiente biofílico que protege os visitantes do ambiente movimentado através de uma maior ligação à natureza.
CLIENTE
Plaenge
PROGRAMA
Praça aberta
ÁREA
Terreno 900 m²
ESPECIALIDADES
Paisagismo
COMPARTILHE
Um espaço pensado para criar uma atmosfera agradável e acolhedora para todos.
O paisagismo do Park HI protege seus ocupantes da agitação das ruas e do clima rigoroso de Campo Grande, criando um retiro isolado, utilizando o plantio para criar um limiar verde, bem definido por bordas ativas.
A criação do parque buscou proporcionar um ambiente acolhedor para visitantes, mas também um espaço útil e agradável para os moradores, com equilíbrio. Assim, a barreiras físicas foram amenizadas com o uso de arbustos e forrações densos e materiais naturais em um layout orgânico, fluido, por exemplo.
Diferentes texturas e tons de verde foram explorados para proporcionar vistas interessantes que capturem a atenção das pessoas, numa paleta compacta, porém, para que o design do espaço fique marcado na memória das pessoas por sua qualidade ambiental.
Os caminhos são preenchidos com sofás de madeira meticulosamente trabalhados, vasos de concreto e degraus e grades de metal. As espécies de plantas foram escolhidas de forma responsiva entre aquelas que permanecem bonitas o ano todo no clima local, com destaque para os ipês, uma espécie nativa que floresce pontualmente, definindo a identidade do Park HI.
Inovação que permeia cada aspecto do design
O projeto para o Park HI foi idealizado na escala urbana e está sendo implantado na forma de paisagismo, mas sua concepção envolveu interface com múltiplas disciplinas do início ao fim do processo de design.
Ao longo do projeto, de forma colaborativa, foram sendo aplicadas soluções técnicas e legais de âmbito ambiental – uso de espécies nativas ou adaptativas, resfriamento passivo, permeabilidade do terreno e reservação de águas pluviais; tráfego de veículos – acessos, passagem subterrânea e ventilação de subsolos; de acesso universal, acomodando circulação segura de pedestres e pessoas com necessidades especiais; segurança – permeabilidade visual e vigilância passiva; entre outras soluções integradas em um projeto relativamente complexo e que justificaram o investimento na qualidade da paisagem urbana.
CONTEÚDO RELACIONADO