Espaço Público do City Walk
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Espaço Público do City Walk
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Espaço Público do City Walk
Dubai, Emirados Árabes Unidos

CLIENTE
Meeras
PROGRAMA
Ruas, Parques lineares, Pátios
ÁREA
Terreno 130.000 m²
ESPECIALIDADES
Design Urbano, Paisagismo

COLABORAÇÃO
LW Design, Place Dynamix
STATUS
Construído em 2015

COMPARTILHE

Um projeto de espaços públicos de classe mundial que alcançou as melhores práticas em placemaking e se tornou referência no Oriente Médio

O design para os espaços abertos do City Walk High Street foi focado na criação de um lugar único e memorável onde os pedestres são uma prioridade, edifícios residenciais exclusivos têm vista para espaços públicos e parques, os usos de lojas e restaurantes são vibrantes e as ruas são ativas e sombreadas.

Os edifícios encerram o espaço público e os seus pisos térreos ativos animam as ruas ao longo do dia. Seu projeto arquitetônico é diversificado, mas unificado pelos princípios do bom urbanismo, incluindo escala, volumetria, alinhamento e composição.

Masterplan inspirado em tipologias tradicionais de edifícios e ruas

O masterplan para o City Walk High Street incorpora muitos dos princípios que a equipe de design aprendeu com estudos de referência. As tipologias construtivas criadas basearam-se nos princípios básicos do novo urbanismo: quarteirões com edifícios no alinhamento dos lotes, com fachadas ativas voltadas para o público e pátios públicos e privados no meio do lote.

Especificamente, o mix de usos do solo no City Walk High Street baseia-se na maximização das oportunidades para um domínio público ativo por meio do posicionamento de diferentes usos.

Blocos urbanos do City Walk High Street.
Blocos urbanos.
Travessia de pedestres.
Estratégia de mobilidade

A estratégia de movimento foi baseada principalmente no conforto e conectividade do pedestre com inúmeras travessias de ruas, espaços públicos e amplo espaço de pedestres. Os princípios derivados deste conceito inicial foram testados e evoluíram ainda mais através do processo de design.

A abordagem para o estacionamento de carros foi utilizar os espaços de estacionamento disponíveis em todo o projeto da maneira mais eficaz possível, minimizando o conflito entre diferentes usuários.

Parque Linear no City Walk High Street.
Parque Linear.

Diagrama de espaços abertos

Central para a evolução do City Walk High Street foi definir o caráter único no início do processo de design. O plano diretor foi usado para desenvolver uma série de espaços com características próprias, com base na estratégia de criação de lugares. Cada espaço foi definido por características que o diferenciariam de outras áreas enquanto uma estratégia unificadora permitia os componentes-chave de padrões de pavimentação, móveis, árvores, etc., para ser consistente em todas as áreas.

Algumas das características dos espaços foram modificadas à medida que mais informações sobre o tráfego e o projeto viário se tornaram disponíveis através do processo de projeto. Embora a estratégia tenha evoluído ao longo do processo, os princípios estabelecidos no início para a ambiência dessas áreas foram amplamente mantidos.

Espaços públicos definindo a identidade de todo o novo bairro

O espaço público projetado para o City Walk High Street é caracteristicamente urbano e complementa a visão arquitetônica contemporânea para o empreendimento. Uma estratégia de placemaking foi criada para orientar a visão para os espaços públicos e promover uma série de intervenções simples que cria uma identidade única que as pessoas lembrarão.

O espaço público se distingue por suas linhas nítidas, paleta de cores simples e uso restrito de grama em resposta ao clima local. Em vez disso, as árvores são utilizadas para fornecer sombra e definir o caráter dos diferentes espaços públicos. Árvores de copas largas foram especificadas na avenida com árvores perfumadas proporcionando experiência sensorial no parque linear e espaços menores.

City Walk High Street.
Calçadas.
City Walk High Street.
Desenho técnico.
Estratégia de pavimentação

A equipe de projeto desenvolveu algumas opções de padrões de pavimentação de vias e calçadas de acordo com as solicitações da cliente. O princípio orientador da estratégia de pavimentação era criar um padrão de ligação de pavimentação que fosse exclusivo da City Walk High Street, mas também fosse um padrão funcional que pudesse fazer a transição perfeita entre diferentes áreas, como entre a avenida e ruas laterais ou pátios comerciais.

O padrão de pavimentação para o parque linear aplicado passou por uma variedade de iterações e esse desenvolvimento inicial do conceito foi mais tarde a inspiração para o padrão de pavimentação final ao longo da avenida.

Pátio público do edifício L11 no City Walk High Street em Dubai.
Pátio público do edifício L11 no City Walk High Street em Dubai.
Pátios públicos

Os pátios públicos são uma parte fundamental do caráter público do City Walk High Street, criados para melhorar a escolha do espaço público. Os três pátios criam um tipo diferente de ambiente para lojas e restaurantes, complementando o boulevard.

Com pisos térreos ativos, espaço para refeições e assentos ao ar livre, os pátios serão parte integrante da experiência do City Walk High Street, incentivando as pessoas a sair da avenida principal e explorar esses espaços mais íntimos. Esta exploração casual é encorajada e possibilitada através de cada pátio com uma entrada para a avenida que permite vislumbrar o espaço, convidando as pessoas a entrar.